quinta-feira, 2 de junho de 2011

Crack “recruta” crianças para o crime em Rondônia


A realidade é assustadora, mas o fato é que a disseminação e o consumo de crack entre crianças e jovens aumentam a cada hora. Em várias cidades do Brasil, a quantidade de crianças com menos de 10 anos de idade dependentes desta droga, vêem preocupando as autoridades. De acordo com estatísticas, 90% das crianças que vivem nas ruas são dependentes da droga. Mas que caso de polícia e de segurança pública, a situação se tornou um problema de saúde pública. Considerada atualmente uma epidemia, o crack é a droga mais letal e de custo barato que surgiu no Brasil, nos últimos 10 anos e vem matando os jovens cada vez mais cedo.

Pesadelo
Mortífera e com grande poder de dependência, a referida droga é derivada do que sobra da fabricação da cocaína oxidada. Misturada com outros componentes químicos altamente destrutivos ao organismo humano, a chamada “Pedra”, como é conhecida no Estado de Rondônia (e como Oxi, no vizinho Estado do Acre), já se tornou o pior pesadelo para todas as esferas da sociedade e órgãos que trabalham no combate as drogas.


Porta para o Crime De acordo com as autoridades, o crack se tornou também a porta para a criminalidade entre crianças e jovens. As ocorrências policiais demonstram o envolvimento de menores em todo o Estado de Rondônia. Em Porto Velho, A maioria dos casos de homicídio, latrocínios, tentativas de assassinatos, roubos e furtos, entre outros crimes, envolvendo crianças e adolescentes, tem relação com o tráfico e o consumo de crack.

“O menor mata porque alguém lhe devia uma pedra (de crack), ou morre porque devia uma pedra para alguém”, relata a delegada da Polícia Civil em Porto Velho, Alessandra Paraguassú. “Infelizmente, a facilidade para conseguir a droga faz com que os menores comecem cedo a consumir”, informa a delegada.

“Infelizmente cerca de 90% das crianças envolvidas com o crime é por causa da droga”, confirma o juiz da Infância e Juventude, Dalmo Antônio de Castro Bezerra. O magistrado afirma que a maconha, normalmente tida como a droga de introdução ao vício, pouco circula em Porto Velho. Os menores partem direto para o crack, por causa do baixo custo, qualidade e abundância.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    Para evitar novos usuários, é preciso difundir informação a todos, independentemente de faixa etária e classe social. Apenas com conhecimento dos perigos do crack é que podemos fortalecer a luta contra a droga. Saiba mais: http://bit.ly/gK3w8p.
    Conheça os CAPS que estão espalhados em vários lugares do país para prestar auxílio aos dependentes: http://migre.me/2qkFl.
    Curta nossa página no Facebook: http://migre.me/4GC6m.
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir