sábado, 8 de setembro de 2012

1,5 Milhão de Crianças Morrem nos 10 Países mais Pobres.


Segundo relatório da Unicef divulgado dia (7) na Alemanha, a cada ano 1,5 milhão de crianças morrem antes do quinto ano de idade por causa de doenças, miséria crônica e explosão de minas.
Berlim – Nos dez países mais pobres e marginalizados do mundo, a cada ano 1,5 milhão de crianças morrem antes do quinto ano de idade por causa de doenças, miséria crônica e explosão de minas. O dramático dado está presente no relatório anual para o 2004 que na Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apresentou nesta sexta-feira (7), em Berlim.

Só na República Democrática do Congo (ex-Zaire), as crianças com menos de cinco anos mortas por ano chegam a 530 mil. Nos países africanos de Angola e da Serra Leão, como também no Afeganistão, uma criança em cada quatro não chega ao quinto aniversário.

As doenças mais freqüentes que levam a morte das crianças são sarampo, a diarréia, a malária e os distúrbios respiratórios. Todas doenças que no resto do mundo se curam regularmente.

Na conferência de imprensa em Berlim, na qual estava presente, entre outros, o cantor norte-americano Harry Belafonte, embaixador da Unicef, a organização internacional lançou um apelo aos governos e para a opinião publica do mundo todo para que sejam colocados a disposição mais meios e ajuda em favor de crianças dos países mais pobres. Reclamou-se que muitos países miseráveis não têm acesso aos recursos de organizações humanitárias.

Harry Belafonte criticou a indiferença em relação à fome e às doenças. "Se não superamos tudo isso, não viveremos em paz", disse o cantor. "A importância político-estratégica de um país e a sua presença na mídia não podem decidir sobre a eventual ajuda as crianças necessitadas", observou, por sua vez, o responsável pela Unicef na Alemanha, Dietrich Garlichs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário