sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Papa Francisco lançou hoje a Carta encíclica Lumen fidei - A luz da fé.


Lumen Fidei (luz da fé). Descrito como "o trabalho de quatro mãos", o documento se originou com o Papa Emérito Bento XVI e Papa Francisco concluiu. Lumen Fidei reflete sobre a virtude teologal da Fé (Papa Bento dedicou encíclicas a Esperança e Caridade). Mas Lumen Fidei também resume e se expande sobre o recente Sínodo sobre a Nova Evangelização.O Papa geralmente libera uma Exortação Apostólica depois de cada sínodo, como Evangelii Nuntiandi (Paulo VI), Christifideles Laici (João Paulo II), e Verbum Domini (Bento XVI). No entanto, o papa Francisco não acho que foi uma boa idéia para liberar uma encíclica e uma Exortação Apostólica tão juntos, decidindo em vez de cobrir os dois temas em um único documento.


O texto ressalta que "[...] devemos recuperar o caráter de luz próprio da fé, capaz de iluminar toda a existência do homem, de ajudá-lo a distinguir o bem e o mal, sobretudo em uma época como a moderna, na qual o crer se opõe ao buscar e a fé é vista como uma ilusão, um salto no escuro que impede a liberdade".

Por fim o Papa lança um apelo: "Não deixemos que nos roubem a esperança, não deixemos que ela seja frustrada com soluções e propostas imediatas que nos bloqueiam o caminho para Deus”. Procuremos portanto, lê esta carta a fim de poder reavivar a nossa fé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário