sexta-feira, 18 de maio de 2012

Infância e Adolescência Missionária: 169 anos de evangelização


 A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) comemora neste sábado, 19 de maio, 169 anos de fundação. Nascida na França, em 1843, foi fundada por dom Carlos de Forbin-Janson (1785-1844) um bispo que viveu a paixão pela salvação das crianças chinesas, destinadas, pela pobreza e a ignorância, a morrer sem receber o batismo.  O desejo do fundador era de ir a China, onde a França tinha relações políticas e econômicas, porém se lhe pediu permanecer na França, para que anunciasse a Palavra em sua pátria de origem. Assim, ele fundou a Sociedade da Missão e se converteu em um dos mais ferventes pregadores em sua pátria e em outras partes. Cuidava muito das relações com os missionários que haviam partido à China e, através deles, chegou a conhecer a triste situação das crianças que pertenciam a famílias pobres ou em dificuldade.
A sensibilidade de dom Carlos tinha justificativa: as crianças chinesas, apenas nascidas, eram eliminadas, de maneira especial se eram meninas e se tinham algum defeito. Os missionários pediam ajuda para salvar as crianças, para acolhê-las nas missões, onde eram batizadas e educadas cristãmente. Foi assim que o bispo assumiu o problema e começou uma obra de sensibilização.

Nasce uma nova Obra Missionária

Dirigida de criança para criança. Essa foi a grande novidade da nova Obra Missionária criada pelo bispo. O bispo chamou a atenção dos pequenos sobre a situação das crianças chinesas e lhes pediu a disponibilidade para ajudar à Igreja a salvar aos pequeninos que morriam sem receber o batismo. A nova Obra, que se chamaria primeira de Santa Infância tinha um compromisso muito importante instituído pelo seu fundador e que até hoje faz parte de sua essência. Uma Ave Maria ao dia e uma oferta ao mês.
De acordo com o secretário nacional da IAM no Brasil, padre André Luiz de Negreiros, “as crianças se mostraram de acordo e, com a oração, o sacrifício e os gestos de solidariedade, deram início a uma competição de ajuda universal que continua ainda hoje salvando as crianças de cada continente”.
Ainda segundo o secretário, a fundação da IAM significou o nascimento de uma Obra missionária cujos protagonistas seriam elas próprias, evangelizando-se entre si no mundo inteiro. “Desde seu nascimento, a Santa Infância se configurou como um itinerário da fé que, levando a missão ao coração dos pequenos, lhes fazia descobrir a alegria de servir aos irmãos. Com esta Obra, as crianças se converteriam muito cedo em sujeitos ativos da evangelização”, sublinhou.
IAM no Brasil

Padre André comenta que a IAM tem presença marcante no Brasil e vive um momento frutífero. A prova disso, de acordo com ele, é a abertura para a universalidade da Missão e a oferta dos cofrinhos das economias das crianças e adolescentes  que, em 2011, somou pouco mais de 20 mil reais. Ele comemora também a presença da IAM nas comunidades, paróquias, escolas e creches, além de parcerias com entidades como Conselhos Tutelares e Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). No Brasil, a presença da IAM se faz necessária também, segundo o secretário, pelas diferenças sociais tão presentes em nossa realidade. Para ele, a presença da Obra tem como um dos seus objetivos trabalhar a dimensão da partilha e, com isso, aliviar o sofrimento das crianças.
Para celebrar a data, padre André sugere que as crianças rezem amanhã uma Ave Maria pela data e já convida as crianças e adolescentes do Brasil a se prepararem para os 170 anos da Obra, ano que vem e para o ano da IAM (2013-2014).

MENSAGEM DAS PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS POR OCASIÃO DOS 169 ANOS DA IAM

Brasília, 18 de maio de 2012

“ De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!”

Queridos amigos e amigas da IAM do Brasil,

Neste momento em que vocês celebram o aniversário de fundação, 169 anos,  e assumem a missão por meio do batismo e integrando a IAM, uno-me a todos para expressar minha alegria e privilégio de poder colaborar neste valioso trabalho que desperta o protagonismo de nossas crianças e adolescentes. Que bom saber que Jesus é nosso Salvador. Que bom poder partilhar da amizade dele. Mas, ao mesmo tempo, que grande responsabilidade para nós, pois, ainda hoje, bilhões de crianças e adolescentes não abem disso. Cerca de 83% da humanidade ainda é pagã. Como cristãos, não podemos dormir tranquilos, sabendo que estas pessoas ainda aguardam quem lhes apresente nosso amigo Jesus. Portanto, rezemos, façamos sacrifícios, colaboremos materialmente, e peçamos a Deus muitas vocações missionárias específicas, para que também esta imensa multidão possa receber a Boa Nova, que o próprio Jesus nos enviou para anunciar a todos os povos.
Um abraço do irmão e amigo da IAM juntamente com todos os padres que compõem a Sede Nacional das Pontifícias Obras Missionárias do  Brasil,

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da
Infância e Adolescência Missionária


Fonte: http://migre.me/98oiP


Nenhum comentário:

Postar um comentário