sexta-feira, 7 de março de 2014

Confiança e oração na árdua subida do caminho da unidade dos cristãos. Papa à delegação do Conselho Ecuménico das Igrejas

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira de manhã em audiência o Reverendo Doutor Olav Fykse Tveit, Secretário Geral do Conselho Ecuménico das Igrejas e o séquito. 

Na sua saudação ao Papa, o Reverendo Tveit enalteceu os esforços de unidade que o Conselho está a levar avante e para o qual a Igreja católica contribui fiel e substancialmente.

Agradeceu depois ao Papa pela Exortação Apostólica “Evangeli Gaudium”, ponde em realce o cunho particular de Francisco que nela se nota e o seu convite a dar atenção aos pobres, a favorecer a justiça e a paz no mundo. 

Falou depois da recente assembleia do Conselho Ecuménico das Igrejas realizada na Coreia do Sul e como foi ali posto em evidência a chamada de Cristo à unidade. 

No discurso que lhes dirigiu, o Papa agradeceu por sua vez e sublinhou que este encontro constitui um passo ulterior nas longas e profícuas relações entre a Igreja católica e o Conselho Ecuménico das Igrejas. Acrescentou que este Conselho tem contribuído para sensibilizar todos os cristãos a compreender que “as nossas divisões representam um pesado obstáculo ao testemunho do Evangelho no mundo”. 

Essas divisões – prosseguiu o Papa – não devem ser consideradas como uma componente inevitável da experiência da história da Igreja. “Se os cristãos ignorarem a chamada à unidade que o Senhor lhes dirigiu, correm o risco de ignorar o próprio Deus e a salvação por Ele oferecida através do seu Corpo, a Igreja."

Frisando depois que o caminho em direcção à comunhão plena e visível é ainda hoje uma árdua subida, o Papa disse que o Espírito nos convida, todavia, a não ter medo, a ir para a frente com confiança, a não nos contentarmos dos progresso feitos, e recordou que nesta caminhada a oração humilde e insistente é fundamental. 

Assegurando-lhes a sua oração, o Papa exprimiu o desejo de que o encontro que a delegação ia ter seguidamente com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos lhes permitisse individuar o modo mais eficaz para progredir juntos nessa caminhada da procura da comunhão, da unidade. 

O Conselho Ecuménico das Igrejas – recordou o Reverendo Tveit no seu discurso tem 365 membros em 110 países incluindo a Igreja ortodoxa, anglicana e protestante. 



http://pt.radiovaticana.va/news/2014/03/07/confian%C3%A7a_e_ora%C3%A7%C3%A3o_na_%C3%A1rdua_subida_do_caminho_da_unidade_dos/por-779544


Nenhum comentário:

Postar um comentário